quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Estação Dendrobium



Olá, amigos da natureza!

Finalzinho de inverno e a expectativa é grande para mais uma primavera. Enquanto ela não chega, vamos saborear um pouco desta orquídea que embeleza o final da estação. Salvo engano, a primeira orquídea que ganhei foi um Dendrobium, e claro sem nenhuma experiência no manejo, devo ter contribuído, em muito, para sua derrocada. Porém, aprendemos muito com os nossos erros, e aquela plantinha inicial foi a responsável pelo meu "despertar" de interesse pelas orquídeas.

O "olho da boneca"

Assim popularmente conhecida, é a orquídea mais popular e comercializada do mundo. A hibridação desta especie é gigantesca, motivo pelo qual podemos observar em diversas formas e cores.
É uma planta que se adapta e se desenvolve muito bem amarradas em árvores, formando grandes touceiras, que durante a estação da floração causa o efeito "queixo caído" que é espetacular!
Dendrobiuns apreciam a luminosidade, porém indireta, se desenvolvem melhor quando a luz é filtrada - ou pela copa das árvores ou pelos sombrites das estufas. Se adaptam bem a temperaturas amenas e durante as estações mais frias, convém diminuir a rega.
O grande "barato" do dendrobium é a propagação, principalmente  quando a gente ainda é inexperiente e fica um pouco inseguro se tal manejo vai funcionar ou não. Pelo processo de divisão da planta em partes menores é possível gerar novas plantas. Outra forma é simplesmente pegar um bulbo adulto e sem folhas, cortá-lo em pedaços e colocá-lo em uma "Pet" de refrigerante cortado na horizontal e revestida de substrato. Após uns 2 meses, novos brotos vão aparecer.
Sem contar que é uma planta bastante robusta que se adapta bem em diversos locais. Aqui em meu apartamento tenho várias, e a cada ano a florada é superada.

Nota 10 para os Dendrobiuns!

Dendrobium Show

















Orquídeas e outras flores que ocorreram no inverno


Um dia. ainda aprendo a cultivar esta orquídea - Walquiriana





Último Cym da estação




Milka Mirabel, vigiando a estufa







Trombetas de anjo, para fotografa-la é preciso acordar cedo, depois ela fecha


Moreias

Recanto dos beija-flor


Epidendrum hibrído



A manchinha branca a esquerda é a lua










O descanso do beija-flor

Complemento Dendrobium

Algumas fotos que ficaram na memória da máquina, tem outras no celular da minha filha, assim que baixar, replico no Estação.










Micro - den





4 comentários:

  1. Plantas lindas, as fotos ficaram maravilhosas.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Que belas fotografias, são plantas um magnífico, parabéns. Abraços
    Convido você a visitar e seguir meu blog. http://elorquideario.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  3. Gracias por su visita!

    Enhorabuena por tu blog, es muy rico en contenido, por no hablar de las hermosas fotos de orquídeas y similares.

    Gracias,
    Cassio

    ResponderExcluir