Limitações de espaço acabam sendo um grande problema para quem gosta de orquídeas. Com o passar do tempo, aquele espaço que foi destinado a abrigar as plantinhas começa a ficar pequeno e começamos a enfrentar problemas de super lotação e sabemos que aglomeração de vasos sem o devido espacejamento acaba sendo nociva às orquídeas, o ideal é ter sempre um espaço entre os vasos para que as folhas, raízes e flores possam se desenvolver sem encontrar nenhum obstáculo.
Dona Antonia, minha mãe, que é meio “professor pardal” me ajudou com uma ideia que a principio tinha outra finalidade: organizar o material que utilizamos em nossa estufa - vasos, ferramentas, insumos, etc. Ela comprou algumas grades de ferro que são comercializadas na Rua 25 de março (para quem não é de São Paulo, trata-se do maior comércio a céu aberto da América Latina, onde se encontra quase de tudo!) mais especificamente embaixo do viaduto Sta. Efigênia. Além de utilizarmos as grades para o objetivo inicial, percebemos também outra utilidade: se colocadas nas paredes, elas funcionariam como um novo local para fixar os vasos de orquídeas e assim conseguiríamos também liberar um pouco de espaço dentro de nossa estufa que atualmente esta super lotada - não cabe nem mais um alfinete.
Pois bem, resolvi aplicar a idéia das grades nas paredes para o meu terraço, fato que superou em muito as tradicionais prateleiras em termos de capacidade de vasos, além de deixar o espaço mais organizado e bonito. Abaixo segue um breve roteiro do que fiz, que é muito fácil de realizar e principalmente uma solução de baixo custo.
As grades - as medidas variam, temos muitas opões de tamanho e cores também. Outro detalhe, o material é bem barato, assim que levantar o preço, posto aqui no blog. Optamos pela cor branca/preta e a medida em torno de 80 cm de comprimento com 60 cm de largura, formando um retângulo.
Como instalar - fixe as grades na parede do terraço, de forma que elas não fiquem encostadas na parede. Use parafusos de 8 cm, permitindo que cada grade fique uns 3 cm afastada da parede. Importante este espacejamento entre a parede e a grade justamente para você poder fixar os vasos. Para fixação dos vasos, utilizei fios de telefone - material fácil de adquirir; sempre acho os fios por aí quando passeio com a Milka Mirabel, a cachorrinha da casa. Se tiver dificuldades de encontrar os fios de telefone, substitua-os por arames finos que são facilmente encontrados em lojas de material de construção.
Lado direito do terraço |
É isso aí, uma idéia de fácil aplicação e que traz ótimos resultados! Até breve!
Fique de olho nas suas orquídeas, pois a primavera se aproxima.