Olá, amigos da natureza! Neste
post vou relatar minha experiência positiva no cultivo de vandas no
terraço de meu apartamento.
Todos nós sabemos o quanto é importante a luminosidade para o desenvolvimento e floração das vandas, porém minhas condições não eram tão favoráveis durante as estações outono e inverno, quando a incidência de sol diminui bastante, dificultando as coisas.
Há
três anos fiz um varal no terraço e pendurei
quatro vandas e uma ascocenda. Durante minhas observações pude notar que
as raízes se desenvolveram razoavelmente bem, porém algumas foram para
cima das folhas, provavelmente buscando os raios solares.
Outro problema que encontrei foi a entrada das frentes frias, quando venta demais e acelera o processo de secagem do substrato. Então, comecei a perceber que as plantas estavam desidratando por causa da ventilação em excesso. Resolvi colocar um pouco de asfagno na caixinha da planta e assim garantir um certo retardo no processo de secagem.
Rega - exagero mesmo! No verão chego a molhar três vezes ao dia. O interessante é que as vandas possuem termômetro! Explico: quando estamos molhando a planta, observe a coloração das raízes. Se estiverem esverdeadas é porque a vanda já absorveu água o suficiente. Outro ponto importante, conforme a temperatura vai baixando também vou diminuindo a frequência da rega e se estiver igual ou menor que 12 graus, não faço a rega.
Adubação – Adubo toda semana, em doses homeopáticas e sempre variando os adubos. Tenho utilizado Peter’s manutenção e floração, HB101 e agora estou experimentado um combinado de nutrientes desenvolvido pelo vandário Moraka. Aliás quando forem a Parati-RJ, visitem o vandário ou acessem o site: www.moraka.com.br Muito legal!
Floração - Tive boas florações, o resultado é inferior em comparação com as que cultivo na estufa, mas diante das dificuldades estou bastante animado. Inclusive hoje pela manhã, observei que uma de minhas plantas, que floresceu em janeiro, já está desenvolvendo nova haste floral.
Após três anos, posso afirmar o quanto essa planta é resistente e adaptável. Mesmo em condições adversas, as plantas desenvolveram raízes vigorosas, folhas e principalmente flores maravilhosas.