sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cultivo de vandas em apartamento

Olá, amigos da natureza! Neste post vou relatar minha experiência positiva no cultivo de vandas no terraço de meu apartamento.

Todos nós sabemos o quanto é importante a luminosidade para o desenvolvimento e floração das vandas, porém minhas condições não eram tão favoráveis durante as estações outono e inverno, quando a incidência de sol diminui bastante, dificultando as coisas. 

Há três anos fiz um varal no terraço e pendurei  quatro vandas e uma ascocenda. Durante minhas observações pude notar que as raízes se desenvolveram razoavelmente bem, porém algumas foram para cima das folhas, provavelmente buscando os raios solares.



























Outro problema que encontrei foi a entrada das  frentes frias, quando venta demais e acelera o processo de secagem do substrato. Então,  comecei a perceber que as plantas estavam desidratando por causa da ventilação em excesso. Resolvi colocar um pouco de asfagno  na caixinha da planta e assim garantir um certo retardo no processo de secagem.

Rega -  exagero mesmo!  No verão chego a molhar três vezes ao dia. O interessante é que as vandas possuem  termômetro! Explico: quando estamos molhando a planta, observe a coloração das  raízes. Se estiverem esverdeadas é porque a vanda já absorveu água o suficiente. Outro ponto importante, conforme a temperatura vai baixando também vou diminuindo a frequência da rega e se estiver igual ou menor que 12 graus, não faço a rega.

Adubação – Adubo toda semana, em doses homeopáticas e sempre variando os adubos. Tenho utilizado Peter’s manutenção e floração, HB101 e agora estou experimentado um combinado de nutrientes desenvolvido pelo vandário Moraka. Aliás quando forem a Parati-RJ, visitem o vandário ou acessem o site: www.moraka.com.br Muito legal!

Floração - Tive boas florações, o resultado é inferior em comparação com as que cultivo na estufa, mas diante das dificuldades estou bastante animado. Inclusive hoje pela manhã, observei que uma de minhas plantas, que floresceu em janeiro, já está desenvolvendo nova haste floral.

Após três anos, posso afirmar o quanto essa planta é resistente e adaptável. Mesmo em condições adversas, as plantas desenvolveram raízes vigorosas, folhas  e principalmente flores maravilhosas.

Abraços e até a próxima!


VANDA SHOW













































4 comentários:

  1. Parabéns todas maravilhosas.
    e Parabéns também pelo belo cultivo.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Tenha um ótimo fim de feriado.

    ResponderExcluir
  3. Cassio não seio o que esta acontecendo,com a minhas vandas,elas estão lindas mas quando aparece a haste com a flor ela aborta,preciso da sua ajuda

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem!

    Vamos lá.
    Precisamos de algumas verificações do ambiente para formular o racional, questões relacionadas a adubação excessiva, falta de luminosidade, ventilação (correntes de ar) constantes e fortes e falta de irrigação podem enfraquecer a vanda e consequentemente minguar uma florada.

    Meu maior problema são as frentes frias associadas a umidade e ventos fortes.

    O que faço: assim que constato um haste floral nas minhas vandas, passo a monitorar, e recolho para dentro da meu apartamento assim que percebo a entrada de uma frente fria. Os ventos fortes queimam as pontas das folhas das vandas e danificam de forma impiedosa as floradas.

    Espero ter ajudado

    Abraços

    Cassio

    ResponderExcluir