sábado, 8 de julho de 2017

Luz artificial

Olá amigos da natureza!

Andei procurando alguma forma de compensar a falta de sol no terraço do meu apartamento. Esta época (inverno) praticamente não bate sol e as minhas orquídeas sentem esta falta, as folhas ficam bastante escuras, o que não é um bom sinal.

Andei pesquisando sobre agricultura "indoor" tema este bastante evoluído na Europa e EUA. Fiquei impressionado com a quantidade de equipamentos e principalmente painéis de led que são utilizados neste tipo de cultivo. A tecnologia empregada nos painéis simulam os raios solares e proporcionam aos vegetais condições para a realização de fotossíntese.

Pois bem, comprei um "lampadinha" de led! Para começar optei por uma de 80w e de fácil instalação. Como a ideia é apenas compensar a ausência de luz, creio que o modelo que adquiri seja suficiente para suprir a necessidade.

Faz uns 15 dias que instalei o led e estou deixando ligado durante o dia por umas 6h e observando constantemente a condição das folhas, principalmente se não estão queimando. Até agora tudo bem.

Vou observar a eficiência, baseado em um vaso de Cymbidium onde as folhas estão bem escuras, se as folhas voltarem a coloração normal será um bom sinal!











































Em tempo, algumas fotos de orquídeas que estão florindo no apartamento.
























































2 comentários: