sábado, 26 de outubro de 2013

QUE PLANTA É ESSA?

Olá pessoal,

Quem souber o nome desta planta por favor comente. Foi encontrada grudada em uma árvore, observe que na formação da planta temos uma batata.



























Alguma fotos da plantas da minha irmã.
 Vaso de demdrobium...Espetacular

Phal. dalmata..rs

Ascocenda

Flor do deserto

22 comentários:

  1. Pena não poder ajudar com a sua planta.
    Mas, suas orquídeas estão lindas.
    abraços e uma linda noite

    ResponderExcluir
  2. Olá Cássio, meu nome é Marcely e moro no R.J.

    Suas orquídeas são maravilhosas! Parabéns!

    Gostaria que me ajudasse numa questão com minha dendrobium nobile. Ela está na varanda plantada num xaxim com fibra de coco, carvão e casca de pinus. O sol bate lá diretamente depois das 16h. Ela está com um aspecto estranho. Suas folhas meio encardidas e meio ásperas. Duas ou três folhas com um pequeno queimadinho nas pontas, sendo que não são folhas de galhos que já floriram. Rego-a em média 3 vezes por semana, considerando o verão do Rio. Me ajude. Tenho o mesmo proceder com uma Phal que fica ao lado dela e ela gosta bastante. O que devo fazer? Me ajude.

    Abraços.

    Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Obrigado!

    Vamos lá, substrato ok, os DEN não são muito exigentes, inclusive não gostam muito de serem transplantados, o ideal é, quando necessário e possível apenas completar o vaso.

    Com relação a luminosidade, se possível exponha a planta ao sol no período da manha, DEN adoram o sol pleno.

    Rega - diminua a dose, 1 vez por semana é o suficiente, se estiver muito quente 2 vezes

    As pontas queimadas, o motivo pode ser o vento em demasia, ou excesso de sais no substratos avalie as condições. Para combater o sais mergulhe o vaso uns 3 minutos em um balde com água (mensalmente).
    Como esta a adubação! As minhas adubo toda semana em pequenas doses.

    Outra dica, quando chegar a época da floração e os primeiros brotos de flores aparecerem, suspenda a rega, até que todos os botões se formem. Essa prática aumenta o número de flores da florada.

    Boa sorte!

    Cássio


    ResponderExcluir
  4. Cássio, boa tarde!

    Minha DEN ainda está amarelando as folhas. Segui suas dicas sobre elas e mesmo assim estão muito estranhas. Lembrei-me que esqueci de dizer à você que o xaxim onde ela está são aqueles que são meio círculo e tem uma tábua de apoio, sendo que esta tábua veio toda envernizada. Será este o problema?

    Aguardo sua orientação.

    Abraços.

    Marcely, R.J

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,

    Em determinadas situações fica muito difícil identificar a causa raiz do problema. Porém temos mais uma varável que é o substrato. Se possível substitua o vaso e coloque substrato novo.

    Abraços

    Cássio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde.

      Certo. Vou fazer isso porque ela está pálida demais. Tenho medo que morra. Obrigada.

      Excluir
    2. Olá Cássio

      Troquei o substrato como me disse e adivinha o que achei no meio das raízes? Tatuzinhos! Isso pode? Nunca pensei que tatuzinho dava em raízes de orquídeas. Lavei bem mas ñ sei se é o suficiente. Removi as raízes que estavam sendo consumidas por eles e gostaria de saber se tem algo mais que eu possa fazer pra salvar minha den.

      Abraço

      Aguardo resposta.

      Atenciosamente, Marcely

      Excluir
  6. Boa tarde,

    Creio que a causa raiz do problema tenha sido solucionado com a eliminação da praga. Agora o objetivo é nutri a planta para que se recupere do estrago causado pelos "tatuzinhos".

    Abraços,

    Cassio

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,

    Troquei o substrato e coloquei mais carvão que outro qualquer substrato por ser bem sequinho. Quanto a adubação, eu tenho colocado como o recomendado na embalagem que comprei ( de 2 em 2 meses) mas tenho colocado em quantidade um pouquinho menos que o recomendado.
    Muito obrigada pelas orientações.

    Abraço, Marcely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Agora é observar a evolução como o novo substrato. Com relação a adubação, creio que a frequência esta um pouco baixa, Talvez mensal a planta ficaria mais garantida. Outra opção é utilizar em conjunto adubo de longa duração (osmocote). Você encontra facilmente nas lojas especializadas, o resultado é muito bom.Coloque umas 6 "bolinhas" em cada vaso, é o suficiente, depois renove a cada 2 meses.

      Abraços

      Excluir
  8. Boa Terde,

    Eu ganhei uma phal e a haste veio cortada bem no terceiro nó. Fiquei sabendo que deve ser cortado 2 dedos a cima. O que devo fazer? Corto esta haste para brotar outra ou msm assim dará flor?

    Aguardo resposta e desde já, muito grata. Você é sempre muito prestativo.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!

    A haste vai secar, não precisa nem se preocupar em corta novamente.Já vi diversas versões sobre o corte da haste. Quando quero forçar uma nova haste corto a uns 20c m da planta.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!

    Mais uma vez, muito grata pela atenção de sempre. Seguirei tuas orientações e espero que em breve consiga bons resultados.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!

    Tenho uma orquídea e não sei de que tipo ela é. Como faço para te enviar a foto dela, para que você possa me ajudar a descobrir.
    Ela possui flores pequenas, brancas com pintinhas roxas.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite!

    Caroline, envie a foto no e-mail estaorquidea@gmial.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Cassio, Acompanho seu blog sempre.. Pois coleciono orquídeas e adoro ver as novidades e seu Blog é ótimo! como esta difícil descobrir o nome da planta que mandei a foto para você aquela grudada na arvore mas espero que algum dia alguém descobre pois aqui na minha região ela é muito comum! Abraços e Boa noite! (:

    ResponderExcluir
  14. Essa flor chama-se: bomarea edulis. Um abraço! Lindo blog.

    ResponderExcluir
  15. Enfim desvendado o mistério! Obrigado Lúcia

    ResponderExcluir
  16. Boa noite amigos mas não e essa a minha flor,
    Porque a minha possui batata e essa não tem!
    Continua o mistério!hehehe
    Abração...

    ResponderExcluir
  17. Olá boa tarde, a planta que forma a batata se chama Sinningia douglasii, ai está o link http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=7121

    ResponderExcluir
  18. Bom dia. A Primeira, creio tratar-se de Sinningia douglasii. Abraço.
    Janeth Coutinho,de Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  19. A planta se chama Sinningia Douglasii (rainha do abismo). Está em risco de extinção e é da Mata Atlântica. Da família gesneriaceae.

    ResponderExcluir