quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vamos fazer o Cymbidium florir!


Olá, pessoal! Após uma pequena pausa para descanso, vamos começar o ano. Já estamos no finalzinho de janeiro e já podemos pensar em dar uma “força” para que os nossos Cymbidiuns floresçam. Essa magnífica orquídea de origem asiática se adaptou muito bem na “terrinha brazuca”; hoje ela é muito explorada comercialmente - quem é mãe sabe do que estou falando. Os filhos, no Dia das Mães, costumam presenteá-las com essa formidável planta. O desafio é fazê-la florescer no ano seguinte.

Entendendo a orquídea

 Origem:

Cymbidium é uma espécie que tem como habitat natural altitudes mais elevadas de clima temperado. Podem ser encontradas na natureza indiana, no leste e sudeste asiático: China, Japão, Indonésia e Austrália. Portanto se adapta melhor a regiões amenas com o clima um pouco frio. Floresce melhor em clima frio.

O gênero possui em torno de 50 espécies, sendo que a maioria comercializada no Brasil é híbrida. As flores são muito duráveis e se apresenta em forma de cachos, que por sua vez, são considerados apropriados para arranjos florais. O labelo é parecido com a figura de um barco - daí a origem do nome da planta. A época de floração pode variar bastante, normalmente acontece um pouco antes da entrada da primavera.

Cultivo:

São plantas resistente e de fácil cultivo, inclusive pode ser cultivada com  uma mistura de diversos substratos: carvão, terra adubada, areia grossa e pedrisco. Suporta bem a luz solar, porém evite a luz solar direta durante todo o dia, o ideal é o sol da manhã.

O vaso:

Vasos grandes, no mercado existem vasos específicos para o cultivo do Cymbidium. Arredondados e profundos, eles proporcionam um desenvolvimento adequado às raízes. Com o passar do tempo, a planta vai se expandindo. Se não houver interesse em dividir a planta, o recomendável é trocá-la de vaso por um que seja maior, podendo, inclusive, ser de cerâmica.
Dicas para obter a floração em regiões de clima mais quente:

A partir de março, inicie a cada 15 dias a adubação foliar utilizando adubo carregado em fósforo com dosagem inferior ao recomendado pelo fabricante. Faça a adubação logo pela manhã, antes que o sol fique mais intenso. Utilizo em minhas plantas com sucesso o adubo Peters floração, comercializado nas lojas especializadas. Se sua região é muito quente, procure introduzir água fria na rega no período noturno - isto instiga o Cymbidium a florir.



A foto abaixo é de um Cymbidium de mais ou menos sete anos que, devido a minha mudança de residência, estressou e não floriu no ano passado. Ela está em fase de adaptação/recuperação, novos bulbos nasceram e agora vou começar a prepará-la para florir utilizando as dicas acima (lembrando que resido em São Paulo, capital onde o clima é um pouco mais intermediário do que em outras regiões do Brasil, portanto as condições climáticas são um pouco  mais favoráveis).

Até mais.
Em tempo: Eu rego, rego, rego e Luciana corre..corre..corre. 
Agora se prepara para a 1/2 Maratona de SP


















Cymbidium Show! 

















































154 comentários:

  1. Essas orchideas são maravilhosas!!!Como amador gostaria de saber como replantá-las....já se multiplicaram muitos bulbos.....tb qual o substrato certo. Em cada site temos diferentes orientações...
    att:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente existe muita informação na internet de como repartir uma orquídea. Creio que todas levam ao mesmo resultados e com o tempo a gente acaba desenvolvendo o próprio método. O importante e seguir algumas regras básica. Abaixo alguma regras que sigo quando vou repatir minhas plantas.

      1- Só faço a divisão se houve o vaso estiver muito cheio de bulbos.
      2 - procuro manter o mesmo tipo de vaso e extrato,para evitar estresse de adaptação.
      3- Nunca faço após uma florada, neste momento a planta esta muito enfraquecida.
      4- Na operação de separação deixo a planta num balde de água por alguns minutos, o objetivo é deixar as raízes moles, facilitando o corte.
      5- Fazer uma "faxina" na planta eliminando raízes mortas, folhas e bulbos velhos e retirando as pragas se houverem.
      6- Na montagem do vasos, procuro colocar guias para ampararem as plantas até que as raízes se desenvolvam
      7- Os novos vasos deixo por um tempo sem sol direto, até que a planta esteja mais equilibrada.
      8- Semanalmente faço aplicação de adubo (dose mínima) para acelerar o desenvolvimento das raízes. Utilizo Peters manutenção 20-20-20.

      De resto é observação e claro regas conforme a necessidade da planta.

      Espero ter ajudado e boa sorte com as orquídeas.

      Cássio

      Excluir
  2. Olá,achei muito interessante as dicas mas preciso trocar o vaso da minha cymbidium, pois esta rachado devido uma queda e tambem preciso fazer uma fazer uma faxina retirar alguns bulbos que não da mais folhas esta parecendo que esta velho e enrugado,e deixar somente os bons em novo vaso com novo substrato mas não encontro um vaso igual ao que veio(profundo)posso usar o vaso um pouco mais raso e com furos de barro,preciso de ajuda para replanta-la.
    grata Vanessa.

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Os vasos plásticos que são utilizado para o cultivo de cymbidiums são estreitos e profundos e que facilita o crescimento das raizez e principalmente o armazenamento nas estufas. Conforme a planta vai se desenvolvendo o espaço fica muito reduzido para o crescimento das raízes e desenvolvimento dos novos bulbos. Aí é o momento de dividir a planta ou simplesmente coloca-la em um vaso maior.
    Pode utilizar outro tipo de vaso(ceramica, plático), o único cuidado é que o vaso seja profundo para que as raízes cresçam normalmente. Tenho muitos cymbidiuns em "Vazões" de cerâmica e o resultado tem sido muito bom.

    Substrato que utilizo em meus cymbidiuns


    Terra preta adubada(você encontra em qualquer floricultura) e areia grossa na porporção 80% de terra e 20 de areia, coloco também pedaços de telha ou pedras no fundo do vaso para drenar a água.


    Boa sorte com suas plantas!

    Cássio

    ResponderExcluir
  4. olá!!! ganhei uma cymbidium no dia das mães do meu filho, achei maravilhosa tenho várias orquídeas mais desta é a primeira, a moca da floricultura disse ao meu filho que depois da florada terei que podar totalmente inclusive as folhas para que ela dê flores 4 vezes ao ano! será verdade??? e tb que devo regá-la com agua gelada pois aqui no verão é bastante quente moro em Campo Grande MS. Gostaria de saber tb se o óleo de neem pulverizando nas orquídeas serve para evitar pragas! grata abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite , não sou nenhuma exper neste assunto , mas pelo q já pesquisei vi q elas florescem do outono ao começo da primavera . Mas é em Março q tem q começar a ter um cuidado maior pq só depois de 3 meses q dá flores ! Espero ter ajudado !

      Excluir
    2. Olá estava passeando a procura de informações sobre as orquídeas e me deparei com sua dúvida. Tenho vários exemplares e as minhas são regadas uma vez por semana com água e bastante gelo, porém somente à noite. Elas são apaixonadas por noites frias e quando chega o momento da floração, seu coração se encherá de alegria como eu com as minhas. Adube mensalmente também e não deixe em sol direto. Boa sorte, espero que em breve tenha uma linda surpresa.

      Excluir
  5. Olá, parabéns pelo presente! Já presenteei a minha mãe também com muitos cymbidiuns

    Vamos lá, alguns esclarecimentos: não recomendo cortar as folhas após a floração, no máximo retirar as folhas secas e os bulbos murchos. Com relação a floração, olha você terá um grande desafio pela frente, pois onde você reside as condições climáticas são bastante desfavoráveis para o cultivo do cymbidium. A técnica de molhar com água gelada é uma boa, mas só quando a planta entrar no período de floração a partir abril a maio.
    Não se esqueça de expor a planta ao sol pelo menos um período do dia.
    Outra dica use e abuse de adubos, varie os produtos e aplique doses homeopáticas, bem abaixo do recomendado. Óleo de nim funciona bem como preventivo além de ser ecologicamente correto.

    Boa sorte com sua plantinha!

    Cássio

    ResponderExcluir
  6. Comprei uma muda nova de Cymbidum florida e desde então as folhas começaram amarelar. Li em alguns lugares que ela gosta de clima frio, então tento não expo-la a luz solar por longos periodos, so na parte da manha...o que posso fazer para salva-la?

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Via de regra os cymbidiuns necessitam de sol,mantenha a planta exposta a luz solar durante pelo menos um período do dia, os cymbidiuns são muito parecidos com as uvas, sol de dia (calor) e frio ao anoitecer. Verifique também as regas,as minhas rego todo santo dia e também adubo toda semana com doses minimas de adubo. Outro ponto, no outono é normal uma certa troca de folhas, observe se novos brotos estão nascendo.

    Boa sorte e espero ter ajudado

    Cássio

    ResponderExcluir
  8. navegando pra procurar ajuda pro meu cymbidium eu entro aqui e vejo esta maravilha!!
    estou te seguindo, claro.

    Sol

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    ganhei um cymbidium, e comecei a pesquisar sobre planta hoje, é lindo, vieram tres bulbos eu acho, num vaso pequeno, mas ele está com flores, conchichila e ferrugem.
    A principio comecei a pesquisar sobre orquideas e como eliminar conchichila e ferrugem, apliquei ate agora o caldo de fumo que fiz com alcool e detergente. E encomendei pela internet sulfato de cobre e neem, para fungicida. Mas estou preocupada em perder o vaso. Tem como me socorrer.
    pode envidar por email qualquer sugestao e um programa, estou começando a cuidar de orquideas agora. Moro em Salvador e em um apartamento.

    Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite!

    Você esta no caminho certo, mas cuidado para não "mexer" de mais na planta e estressa-la! Procure métodos menos agressivos..Óleo de nin é uma boa como preventivo,procure fazer uma catação das conchonilhas comum a escova de dentes molhado em solução de água e sabão de coco. Se a praga estiver incontrolável não tenha dúvidas aplique inseticidas encontrados nos mercados.

    Com relação a ferrugem, isole a planta e corte as folhas contaminadas e pulverize com fungicida à base de cobre.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem?
    Ganhei uma orquidea no dia dois namorados e estava querendo saber qual o nome. Encontrei seu blog e adorei as dicas moro no RJ e normalmente é bem quente, preciso molhar todo dia?

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite! Seja bem-vindo(a)

    Olha aqui em São Paulo no verão molho todo dia, conforme vamos entrando em estações com temperaturas mais amenas, vou diminuindo a frequência da rega.
    Regra básica, coloque a mão no substrato, se estiver muito ressecado, molhe!

    Fazer o Cymbidium florir aí no Rj em função das altas temperaturas será um grande desafio!Mas é possível sim! Quando chegar março de 2014 procure molhar seus cymbidiuns com água gelada(entardecer) e adube semanalmente com adubo carregado em fósforo.

    Abraços e boa sorte!

    Cassio

    ResponderExcluir
  13. Meu marido comprou uma cymbidium no supermercado, está com muitas flores e percebe-se que tem dois bulbos ou sei lá o nome, por enquanto só estou regando, minha cidade é muito quente, ao norte de SP, como regar??? Quando posso fazer a divisão? Pois o vaso tá bem cheio e tem vários "pedaços" que posso separar. Como adubar? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite!

    O nome esta correto: bulbos ou pseudobulbo.

    Cymbidiuns são semelhantes a videiras(uvas)muito sol durante o dia e temperaturas baixa durante a noite. Faça a rega no final do dia, assim a temperatura da planta estará se estabilizando durante a noite e amanhancer.

    Adubo - muitas opções no mercado, eu particularmente utilizo as soluções da Peter's, não senão encontrar na sua região, existem outra opções nos mercados e floriculturas. Aplique o adubo toda semana em doses minimas, metade do que for recomendado na bula.
    Outra opção é alternar com adubo foliar e orgânico. Quando estiver perto da floração adube com formulação rica em fósforo que ajudará o desenvolvimento da floração.

    Se o vaso estiver cheio outra opção é replanta-lo em um vaso maior, conforme o tempo vai passando, você poderá ter um vaso exuberante de cymbidium.

    Obrigado por acessar a Estação!
    Estou a disposição
    Cássio

    ResponderExcluir
  15. Hoje observei que meu Cymbidium está com nove brotos, Isso é folha ou flores. Ela tem uns 15 bulbos. Qual o adubo indicado pra ela? Eu moro no PR. Aqui é época de frio mas ela fica direto no sol. Nina

    ResponderExcluir
  16. Olá Nina!

    muito provavelmente são bulbos em formação, a época da florada já passou. Parabéns sinal que sua planta esta se desenvolvendo muito bem.Fique atenta com o espaço do vaso, se ficar congestionado, sugiro que replante em um vaso maior.

    Adubo - uso diversas marcas, recomendo a linha Peter's e o HB101 são ótimos produtos. Adubos minhas orquídeas semanalmente, variando o produto e utilizando doses bem abaixo do recomendado.

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  17. olá, ganhei uma cymbidiun no ano passado, e ela estava florida, porém este ano não fez flor, o que devo fazer pra que ela tenha flores? E onde encontro os adubos Peter's aqui no Rio Grande do Sul?

    ResponderExcluir
  18. Olá Obrigado por acessar a Estação!

    Fazer o cymbidium florir é sempre um desafio pois as plantas são cultivadas em ambiente extremamente controlado. Quando levamos a planta para casa, naturalmente as condições são diferentes da estufas. Podemos fazer algumas ações para melhorar as condições e por consequência obter a floração. Os cymbidiuns em ambiente natural dão preferencia ao sol e temperaturas médio/alta durante o dia e frio durante a noite. Creio que aí no RGS tenhamos um clima favorável para os Cymbidiuns.

    Como adquirir o Peters, procure pesquisar orquidários aí na sua região, ou faça a aquisição via internet, existem diversos sites especializados em orquídeas que comercializam o produto. Compre o Peter's manutenção e o floração. Adube com o manutenção toda semana em doses bem reduzidas, abaixo ao indicado. Com 3 meses de antecedência utilize o Peters floração semanalmente, também em doses reduzidas. Lembre-se que o calendário de floração dos Cyms começa em Abril.

    Espero ter ajudado.

    Abraços
    Cassio

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    boa noite Cassio,acabei de adquirir uma orquidea cymbidium e ela tem três bulbos, mas o vaso é pequeno e está cheio de raizes, eu acho que nem substrato ela tem, e também está florida, o que devo fazer? Quanto tempo após a floração devo mudar de vaso?
    Gostaria, também, de te parabenizar pelo blog, é muito interessante e informativo.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia! Obrigado e continue acessando a Estação.

    Após a floração a orquídea entra em estágio de recuperação das "forças". Espere uns 2 meses para replantar. Utilize um vaso de preferencia maior e mais profundo, para que a planta se desenvolva sem obstáculos.

    Quando estiver replantando, aproveite para fazer uma limpeza na planta, cortando as raízes seca e velhas e aproveite também para remover possíveis pragas.

    Tenho utilizado como substrato uma mistura de terra preta adubada(disponível em mercados) areia grossa( de construção) e carvão de churrasco picado, na seguinte proporção: 60%-30%-10%. O resultado tem sido bom.

    Não esqueça de colocar pedregulhos ou telha quebrada na base do vaso para facilitar a drenagem da água.

    Abraços
    Cássio

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde... Tenho dúvidas ainda... heheheh

    Gostaria de saber se devo adubar as orquídeas quando elas estão com flor, e que adubo devo usar?

    ResponderExcluir
  22. Boa noite!

    Via de regra aplico adubo todas semanalmente e variando a formulação (NPK)e detalhe importante: doses reduzidas

    NPK
    Nitrogênio
    Fósf0ro
    Potássio

    Na fase inicial, quando queremos desenvolver as raízes das plantas podemos utilizar a formulação NPK 9-45-15

    Meses antes da floração utilizar adubo carregado em fósforo:
    NPK 10-30-20 ou 9-45-15

    Durante períodos com frio intenso ou após a floração, quando a planta esta enfraquecida ou estressada utilize

    NPK 20-20-20 formulação equilibrada (manutenção)

    Creio que cada orquidófilo com o tempo acaba customizando a forma de adubar, baseado em resultados obtidos.


    Adubos que utilizo>

    Linha Peter's - Manutenção, Floração e Plant Star

    Osmocote - adubo de liberação lenta

    Bokashi - adubo orgânico, encontrado em casas especializadas

    Linha de nutrientes e adubos do Vandário Mokara. Tenho obtido excelentes resultados com minhas vandas e afins.

    Finalizando, importante é não abusar do adubo, pois o efeito pode ser extremamente danoso a nossas plantas.

    Abraços
    Cássio

    ResponderExcluir
  23. olá, bom dia! são bem bonitas as suas orquideas, tenho comprado algumas todos os anos mas são todas hibridas, aqui em Portugal é dificil comprar com ID. Gostaria de saber se já alguma vez conseguiu semear cimbidium, pois tenho uma que foi polonizada e não sei como fazer para semear, aqui em Portugal não conheço quem faça isso, já vi na net alguns processos in vitro mas são um pouco complicado e eu queria algo mais fácil, pode ajudar-me? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celia, boa tarde!
      Obrigado por visitar a "estação". Concordo com você o método "in vitro" é realmente um pouco complicado, tentei várias vezes, e não obtive resultados. Recomendo o livro abaixo, que descreve outros métodos mais simples para reprodução de orquídeas (métodos naturais). Utilizei alguns métodos e realmente funciona.

      livro: Orquídeas, manual prático de reprodução
      Autor é Darly Machado de Campos

      Vi na internet, esta livraria em Portugal, onde vocÊ pode encomendar o livro, segue o link
      http://www.wook.pt/ficha/orquideas-manual-pratico-de-reproducao/a/id/54985


      Abraços, Cássio

      Excluir
  24. Olá, moro no Rio Grande Do Sul onde o frio( inverno) é muito intenso e minhas orquídeas cymbidium não florescem. O que devo fazer? Obrigada e fiquem com Deus;

    ResponderExcluir
  25. Boa noite e obrigado por acessar a estação.

    Acontece o seguinte, os cymbidiuns são cultivados em estufas com temperaturas, luminosidade, irrigação e nutrição controladas para que se desenvolvam rapidamente e tenham flores exuberantes. Quando adquirimos ou ganhamos um cymbidium e a levamos para casa, a planta entra em processo de adaptação a condição local diferentes do que ela esta acostumada. No meu entender, creio que a sua região, seja mais favorável, pois o cym tem preferências por região mais frias, se as suas plantas ainda não floriram, experimente utilizar adubos para floração durante os meses que antecedem a floração. Procure oferecer sol, durante boa parte do dia. Já tive algumas plantas que demoraram um bom tempo para se adaptarem e finalmente florirem. Tem que observar e persistir.

    Abraços

    Cássio

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigada pelas dicas vou seguir os seus conselhos. Abraço boa noite

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde, já procurei em vários lugares, em várias cidades da região, uma orquídea Cymbidiun vermelha igual a que está logo acima. Gostaria de saber se esta da foto, é sua, se vende mudas, onde consigo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde

    Obrigado por acessar a "Estação".

    Amigo, eu não comercializo minhas orquídeas, é apenas um hobby

    O cym vermelho que tenho é bem antigo,devo ter uns 3 vasos com essa coloração. Talvez a dificuldade em encontra-lo seja devido as "tendências" que os hibridadores ditam. Pelo que vejo por, hoje o que impera são as de coloração mais suaves.

    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Comprei mini cymbidium Holambra SP com substrato de uma espécie de musgo. Como falaram que cresce em terra, substituí por solo com uns 25 % de matéria orgânica, porém em 1,5 ano cresceu pouco aqui no RS. Deve estar em solo pouco aerado? Quanto tempo demora para florir? Posso substituir por mistura de cascas de arvore, palha e matéria orgânica bovina rica em resíduos de pasto?

    ResponderExcluir
  30. Olá e obrigado por acessar a Estação.

    Normalmente os CYM's florescem com 3 a 4 anos, já vi casos de florada com 2 anos.

    Sua proposta de extrato, creio que trará resultados, colocaria também um pouco de carvão(de churrasco)justamente para repelir os fungos das cascas de árvores e talvez um pouco de areia grossa. Para chegar no melhor modelo, você enfrentará um ciclo de tentativas, erros e acertos, até chegar no ideal. Tenha paciência e procure não aplicar o mesmo modelo em todos os vasos.

    O que utilizo como substrato: Terra adubada, areia grossa e humus. Coloco no fundo do vaso pedregulho ou telha picada pra drenar os vasos. O resultado tem sido bom.

    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Bom dia,

    Parabéns pelo Blog!!

    Gostaria de saber se após a floração eu devo cortar as hastes? Tenho um exemplar que está com dois bulbos mas não pretendo separa-los e sim transferir para um vaso maior.

    Obrigada pelas dicas

    Angela

    ResponderExcluir
  32. Olá Angela!

    Sim, após a florada e assim que a haste estiver seca, corte. Aproveite para retirar os bulbos secos também. É bom para liberar espaço no vaso.

    abraços!

    ResponderExcluir
  33. Olá, gostei demais de seu blog. Tais de parabéns,,é mais ou menos como eu faço com minhas orquídeas.Só uso como fertilizante esterco de gado bem curtido, é muito bom.Também faço mudas com os bulbos velhos.

    ResponderExcluir
  34. Cassio,boa tarde,td bem?
    Tenho várias Cymbidium, ano passado andei mudando de vaso,acho que errei,pois cortei as raizes em escesso,isso é correto?Teve quatro q deram floração,só não lembro se cortei as raízes dessas,me de uma dica p/favor.Abraços Marlene

    ResponderExcluir
  35. Olá Marlene!

    Faço exatamente como você, quando mudo de vaso, aproveito para cortar as raízes que estão velhas ou danificadas. Se elas não floresceram, muito provavelmente foi em função da mudança. Com certeza no próximo a planta vai se desenvolver e produzir nova florada.

    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cassio pela dica,estava preocupada em relação as raízes.Grande abraço,Marlene

      Excluir
  36. Oi Cassio tudo bem?
    tenho umas orquídeas que precisarei fazer mudança de vaso porque estão realmente jogadas, descobri elas na casa de minha sogra, a situação delas são bulbos salientes e folhas desgastadas, quero trocar de vaso e fazer manutenção. Minha duvida é: que tipo de adubação utilizo após o replantio, ah sim...nunca deram flor...npk 20 20 20 para manutenção?ou npk 9 45 15?OBRIGADA

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde!

    Pela descrição creio que a planta esta meio que no abandono. Providencie substrato adequado, avalie a coloração das folhas para determinar o local onde a planta vai ficar. Você sabe, se as folhas estiverem escuras, traga-a para um ambiente mais iluminado, de preferencia com sol direto durante um período do dia. Se a folha estiver verde muito claro ou amarelado, corrija colocando o vaso em local com menor incidência da luz solar. Aproveite para eliminar os bulbos secos, corte também as raízes secas e velhas.

    Adubo manutenção: Adube NPK 20 20 20 semanalmente e doses inferiores ao indicado. A outra formulação salvo enganos é para situações de stress, quando a planta esta bem comprometida.Nunca utilizei, não conheço o efeito.

    Cuide bem das plantas, tenha paciência que no próximo ano ela te recompensará com uma bela florada!

    Abraços

    Cássio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada cassio, vou seguir as dicas.
      Um abraço,
      att.
      Cristiane Sberse

      Excluir
  38. Parabens pelas lindas flores .Tenho alguns cymbidiuns que tem os bulbos enrrugados ,mesmo os rebentos novos .o que me aconselha fazer. Obrigado

    ResponderExcluir
  39. Parabens pelas lindas flores .Tenho alguns cymbidiuns que tem os bulbos enrrugados ,mesmo os rebentos novos .o que me aconselha fazer. Obrigado

    ResponderExcluir
  40. Gostaria de saber como faço para postar uma foto de uma flor muito estranha que encontrei grudada numa arvore. Desconfio ser uma orquídea! Desde já agradeço e aguardo sugestões! Boa noitee!

    ResponderExcluir
  41. Bom dia pessoal,
    com relação a bulbos enrugados, pode ser presença de ácaros ou desnutrição, Como esta a adubação e irrigação?

    Fotos, enviei para o email : estacaoorquidea@gmail.com, publicaremos e com certeza alguém irá identificar a planta.

    abraços

    ResponderExcluir
  42. gostaria de saber quais as orquideas que podem ser cultivadas em lauro de feitas bahia e se a cymbidium florece aqui.

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde!

    Antes de responder, olhei no Google para saber onde fica Lauro de Freitas- BAHIA. Cidade litorânea do centro sul baiano, vamos lá , no passado imperava a grande Mata Atlântica, responsável grande parte das orquídeas brasileiras.
    procure cultivar os oncidiun (chuva de ouro) a rainha da Mata Atlântica, miltonias e catleyas de flores grandes, laelia e uma infinidade de micro orquídeas. Outra especie que deve dar certo é os epidendruns e dendrobiuns

    Com relação ao Cymbidium, as condição são adversas, temperaturas com média alta, talvez você tenha que prover um ambiente um pouco mais frio para a planta. Ma tente sim, e depois nos informe sobre o resultado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  44. a partir de quando a cymbundium começa a florir???? pois comprei uma muda mais bem novinha!!!

    ResponderExcluir
  45. Boa Tarde!

    Em média 3 anos! Já vi florir com 2 anos,mas depende muito das condições do ambiente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  46. Ola, como vai? E ai alguma novidade sobre minha flor estranha? Obrigada. Boa noite!

    ResponderExcluir
  47. Parabens pelo blog.
    Minha historia com a Cymbidios é a seguinte, fui visitar uma amiga que mora no interior e ela me deu uma muda , e disse que eu plantasse na terra , plantei e passado acho que anos sem cuidados nenhum um belo dia ela floriu lindissima, apartir dai comecei a dar mais atenção a ela mas ela foi florir novamente dois anos apos, e este ano não floriu novamente ela esta com varios bulbos sera que devo repartir ela ja esta em um vaso grande?
    Como me apaixonei por ela este ano comprei mais tres floridas em um supermercado numa cidade visinha o que faço com elas estão em uns vasos plasticos pretos pequenos.
    Mora no Sul do Rio Grande do Sul sendo que minha cidade é bem fria pois é uma das mais altas .

    ResponderExcluir
  48. Bom dia,

    Também tenho alguns Cyms, que parece que só dá flores quando quer! Com relação a repartir ou não a planta, duas opções: você pode aumentar o vaso e mante-los ou simplesmente montar outro vaso. O importante é ter espaço para a planta de desenvolver. Tenho várias em vasos de plástico e outras em vasos de cerâmica, os dois tipos tem funcionado bem. O clima aí do sul favorece, pois os cyms, se adaptam bem a regiões mais frias.
    Boa sorte e vá em frente, aumente sua coleção e diversifique. a sua região tem uma especie muito bonita que se chama Sophroniti, plantinha pequeninha com flores vermelha, igual aos lenços gaúchos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  49. Olá tenho uma cymbidium, os botões murcharam e outros abriram, e também os pseudobulbos apodreceram, ai peguei a planta e separei os podres dos que ainda estavam verdes, não sei se tem necessidade de tirar fora.

    ResponderExcluir
  50. Parabens adorei...simples objetivo...carinhoso...etc...arrasou te adorei

    ResponderExcluir
  51. Olá tudo bem, ganhei dois bulbos de cimbidium e plantei en vaso alto modelo funil branco trsparente de plastico,tem duas folhas antigas, agora ele esta brotando folhas novas mais os bulbos estão inrrugados, estou colocando toda semana adubo 4 14 8 , ele fica na janela que bate um pouco de sol pela manha,moro na regial dos lagos uma cidade no interior do Rio de Janeiro bem perto da praia, porque os bulbos inrrugaran será que vai morrer estou preocupada, desde já te agradeço.

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde!

    É normal os bulbos antigos enrugarem e dar sequencia a novos bulbos, verifique a existência de novos bulbos,

    Adubo: para equilibrar a nutrição, recomendo mesclar uma vez por mês com NPK 20 20 20, até que a planta esteja completamente adaptada.

    Cymbidiuns, são como videiras, Muito sol durante o dia e frio durante a noite. Nem sempre podemos dar esta condições, portanto é bom prover o máximo de sol possível,. Capriche na irrigação, molhe todo dia , principalmente neste verão que esta muito quente. Um pouco de água gelada no fim do dia vai deixa-la satisfeita. Não todos os dias.

    Insista que dará flores

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  53. Gostei muito das dicas e explicações sobre como cultivar as orquideas cymbidiuns e afins,informações completas. Tenho algumas plantas,vou seguir as dicas e oportunamente informarei resultados.Obrigado

    ResponderExcluir
  54. Obrigado !

    Sempre bom compartilhar experiências.

    Abraços

    ResponderExcluir
  55. A minha Cymbidium estava pra florir e derrepente os botões começaram a ficar pretos, me ajude o que aconteceu?

    ResponderExcluir
  56. Boa noite!

    Angela, o que pode ter acontecido é o acumulo de água na haste floral, ocasionando o apodrecimento da flor. É uma hipótese, procure diminuir a rega quando perceber a formação da haste floral

    Abraços

    ResponderExcluir
  57. Boa noite !!!!

    Estou desesperada com minha cymbidium, ela esta cheia de botões e de um tempo para cá, os botões estão amarelando, murchando e caindo, ela fica na varanda pega o sol da manha , o que preciso fazer para parar de amarelar os botões ?? A noite preciso recolher ela dentro de casa ??

    Obrigada Daiane

    ResponderExcluir
  58. Boa noite !!

    Minha cymbidium esta cheia de botões , mas eles estao amarelando, murchando e caindo... estou desesperada, o que faço para fazer parar de amarelar ?? Ela fica na varanda , pega o sol da manha, devo recolher ela dentro de casa??

    Obrigada,

    Daiane

    ResponderExcluir
  59. Boa noite!

    Vamos tentar salvar as flores. Primeiro, suspenda a rega de água, nenhuma gota água em excesso apodrece a haste floral.

    Se puder, traga o vaso para dentro de casa, para proteger dos ventos e da baixa temperatura a fim de evitar a "queima" os brotos da flores.

    é muito difícil garantir que vai dar certo, mas não custa tentar. Hoje por exemplo recolhi todas as minhas vandas (4) que estão para florir para dentro do apartamento, a fim de evitar danos as flores. Repetirei a operação enquanto o tempo estiver ruim.

    Boa sorte e até a próxima

    ResponderExcluir
  60. Cassio
    Uma vez ja te pedi conselho para minha Cymbidium que so florece de 2 em 2 anos.
    Pois este ano ela vai me presentear com flores mas fiquei preocupada porque ela esta com uma ferrugem em algumas folhas e uma folha ao lado da haste floral esta amarelando. Que devo fazer, ela é em um vaso no jardim devo colocar para dentro de casa pois anda muito chuvoso por aqui. Sul do Rio Grande do Sul.
    Fico no aguardo de tuas dicas , pois são maravilhosas.

    ResponderExcluir
  61. Boa Tarde,

    Chuva e excesso de água são prejudiciais a haste floral, evite. Os meus cyms quandp estão com a haste floral em formação, diminuo radicalmente a rega, evito molhar a haste para não apodrecer as flores. Talvez seja prudente recolher o seu vaso para algum local mais seco.

    FERRUGEM - O fungo é propiciado por alta umidade e temperaturas amenas.borrifar fungicida à base de sulfato de cobre nas partes afetadas da planta. Se estiver muito infestada, corte as folha.

    Floração em 2 e 2 anos, tem que florir anualmente!. Verifique se o substrato esta muito velho, pode esta muito ácido. Se sim faça a substituição e garanta um ambiente mais saudável para a planta.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  62. Olá Cássio, tudo bem?

    Tenho algumas dúvidas e gostaria de compartilhá-las com você.
    Devo utilizar o fertilizante foliar o ano todo?
    Tenho uma phal, uma cymbidium e uma den.
    Outrossim, é que minha cymbidium estava mal plantada e por isso algumas de suas raízes apodreceram. Eu removi as raizes podres, mas poucas restaram. Replantei-a com 5% areia, 40% carvão e 55 casaca de pinus. Fiz bem? Estou usando um fertilizante foliar e uma chamada bocashi. Você conhece? Me disseram que é muito bom.

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  63. Boa Noite,

    Creio que sim, talvez um pouco menos de carvão...rs . Adubação- única recomendação é utilizar semanalmente o foliar com doses minimas, e o orgânico a cada 2 meses.

    ResponderExcluir
  64. Cássio, bom dia!

    Esqueci de dizer que tem uma orquídea minha com um tipo de mancha amarela que com o tempo seca parte da folha. O que é e o que devo fazer?

    Obrigada por tudo. Seu blog tem sido essencial pra os cuidados de uma amadora.
    Atenciosamente, Marcely Pacífico

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde,

    Marcely.

    Qual a especie da orquidea?

    Se o vaso for muito antigo recomendo renovar o substrato, essa folhas que estão amarelando por de ser por causa do PH ácido do substrato que dificulta a absorção dos nutrientes e consequentemente a planta vai enfraquecendo.

    Considere outras hipóteses também, excesso de sol, pragas, contaminação por virus, etc. Se possível mande-me uma foto no e-mail do blog, ai sim poderei ser mais assertivo.
    estacaoorquidea@gmail.com

    Att

    Cássio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou mandar sim pq ganhei essa sem flor e a pessoa que me deu não conhece nada de orquídeas. Acho que pode ser sol sim pq ela estava plantada na árvore, mas já retirei e coloquei em carvão e casca de pinus. Estou usando o bocashi na raiz e o foliar semanalmente. Vou mandar a foto e você avalia.

      Desde já, sou grata.

      Ps: minha phalaenopsis está dando a sua primeira haste em minhas mãos. Muito feliz! Quanto tempo dura o crescimento até ter flores?

      Abraço.

      Excluir
    2. Parabéns pela floarada da Phal!

      O crescimento leva uns 35 a 45 dias até a florada.

      Boa sorte

      Excluir
  66. Ola Boa Noite..,meu nome é Sonia e sou de Barretos.gostaria q avaliasse uma linda pequena orquidea q tenho num tronco,porem estava cheia de bichinhos brancos e escuros ,sera q a perdi??? gostaria de mandar foto meu e-mai solufehaye@hotmail.com e lavei-a com escovinha de dente e sabão de coco,sera que a perdi???

    ResponderExcluir
  67. Bom dia,

    Pelo relato, trata-se de cochonilhas, essa praga é muito comum e se não for eliminada pode causar a morte da planta. Existem várias receitas caseiras para combate-las também uma serie de produtos químicos no mercado que são eficientes.

    O que faço: assim que detecto as cochonilhas, faço a remoção, exatamente como você fez. Sabão em pedra neutro e com uma escova removo as "pestinhas" Em seguida aplico uma mistura de óleo de NIN e "brilha folha" O primeiro é um repelente e o segundo impede a fixação da cochonilha.

    Se a planta esta muito infectada apelo para produtos químicos o impacto é mais rápido e eficiente.

    Segue uma receitinha caseira que funciona bem, porém o cheiro de fumo é inevitável.

    Calda de fumo

    Ingredientes:
    100 gramas de fumo de corda;
    1/2 litro de álcool;
    1/2 litros de água;
    100 gramas de sabão em pedra neutro.

    Preparo:
    Misture 100 gramas do fumo cortado em pedacinhos em 1/2 litro de álcool. Acrescente 1/2 litro de água e deixe a mistura curtir por aproximadamente 15 dias. Após este período, corte o sabão em pedaços pequenos e dissolva-o em 10 litros de água. Misture o sabão à calda de fumo curtida. Em áreas com ataques muito intensos, pulverize a mistura diretamente sobre as plantas. Caso a infestação ainda seja pequena, dilua o preparo em até 20 litros de água limpa antes da pulverização. As aplicações devem ser feitas em períodos de sol ameno. Uma dose tende a resolver o problema, caso os bichinhos não desapareçam, porém, vale borrifar as plantas atacadas uma vez por semana, até que a infestação acabe.

    Att

    Cássio

    ResponderExcluir
  68. Bom dia, Cássio!

    Meu nome é Marcely e venho mais uma vez pedir ajuda.

    Estou com um novo problema com minha phalaenopsis, apareceu nela uma mancha escura, como se estivesse murchando ou ficando velha. Eu a cortei. Fiz bem? Isso é doença?

    Me ajude!

    ResponderExcluir
  69. Esqueci de dizer que as novas que estão nascendo estão com uma coloração estranha, meio lilás ou mesmo rocheadas. Isso é normal?
    Abraço, Marcely

    ResponderExcluir
  70. Boa noite, sim foi correto, assim vc evita uma contaminação completa da planta.

    Abraços

    Cássio

    ResponderExcluir
  71. Boa noite!

    Relaxa! assim mesmo, os botões estação sem definição de cor. Uma dica, quando os botões estiverem quase abrindo, exponha a sua PHAL diretamente ao sol. as cores ficam vibrantese bonitas. Só na fase final!

    Abraços

    Cássio

    ResponderExcluir
  72. Olá Cássio, tudo bem?

    Amigo, vc sabe de algum blog de hortênsias? Eu tô com problemas com a minha. Estão murchando as folhas e não sei o q fazer. Se souber de um especialista, me avise. Obrigada por sempre me ajudar.

    Abração.

    ResponderExcluir
  73. Olá Cássio! Amei as informações que li aqui.Tenho vaso orquídea Cymbidium que levou cinco anos para florir,não entendi porque,mas não desistir dela KKKK floriu em maio e fiquei feliz demais,será que vou ter que esperar mais cinco anos?
    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  74. Olá, obrigado por acesso a estação!

    Cultivar orquídeas é um exercício de paciência, parabéns! Já passei por isso. Arrisco a escrever que sua planta encontrou o equilíbrio e que dará novas flores no próximo ano. Cuide bem dela.

    Abraços

    Cássio

    ResponderExcluir
  75. Olá! Que coisa boa achar este blog!
    Acabei de ganhar uma cymbidium do meu marido..estou encantada. Nunca cuidei de nenhuma plantinha , mas quero muito aprender a fazer isso. Me ajude!
    Ela está florida, com bastante folhas e com tres bulbos, mas em um vasinho de plastico bem pequeno e afunilado. Devo trocar para um vaso maior agora ou esperar acabarem as flores?
    Muito obrigada e um dia muito florido para todos vocês!

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde! Bem-vindo a estação

    Parabéns pelo presente, sem dúvida os cym's são orquídeas maravilhosas! Porém quando trazemos para casa é necessário alguns cuidados para que no ano seguinte a planta nos presentei com nova florada. Siga as dicas do post sobre cyms.

    O vaso é o adequado para o cultivo comercial. Assim que a florada terminar, mude para um vaso maior, o vaso deve ser profundo para o pleno desenvolvimento das raízes.

    No post sobre cyms coloquei uma série de dicas para o cultivo. Qualquer dúvida é só postar que eu respondo com o maior prazer. Por enquanto curta a florada e fotografe.

    Abraços

    Cássio

    ResponderExcluir
  77. Gostaria de saber se posso plantar meu cibidium num canteiro de flores em casa?

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde!

    Sim é possível, garanta um local de sol pleno no período da manhã. Mantenha uma boa irrigação e não deixe de aduba-la.


    Abraços

    Cássio

    ResponderExcluir
  79. Oicassio! Obrigada por responder minha duvida sobre o vaso da cymbidium.
    Mas preciso de socorro! Deixei aminha cymbidium florida que ganhei ha 15 dias na sala, com luz solar indireta, reguei umas duas vezes nesse periodo. Qd fui vê-la hj ela estava com as folhas meio caidas, muitas escuras , oitras secas, outras com manchas pretas. Ate as flores amarelas com algumas machinhas...n sei se é normal. To muito preocupada...me ajuda de novo?

    ResponderExcluir
  80. Boa noite!


    Tudo normal, apenas esta se encerrando o ciclo da floração.

    Abraços

    ResponderExcluir
  81. Olá. Gostaria de saber o que eu faço quando está saindo uma haste floral. Como coloco o arame para a haste ficar na vertical certinho e cair aquele cacho de flores.

    ResponderExcluir
  82. bom dia,

    Qual a espécie? no geral coloca-se o "tutor" fixo no vaso até o limite da flor, amarrar a arame no ponto máximo do tutor de forma que a haste floral caia de forma harmoniosa.

    ResponderExcluir
  83. Obrigada pelo socorro!
    Amanda

    ResponderExcluir
  84. Boa Tarde Cassio tudo bom, parabens pelo blog. Preciso muito de sua ajuda.
    Vamos lá...Moro em Manaus um lugar quente muito quente, fui pra SP e comprei uma cymbidium florida, as flores dela duraram cerda de um mes, quando acabou a floraçao percebi que na sala onde ela estava nao estava tendo boa ilumiçao pra ela, entao coloquei ela na minha area de serviço, lugar claro, bem ventilado porem sem sol, estava regando uma vez na semana, e as folhas dela começaram a secar parecece uma palha seca, tinha algumas folhas novas pequenas brotando no buldo dela, essas folhas continuam verdinhas só que daquele tamanho nao saem, em uma ventania que teve minha flor caiu e metado do sbstrato dela foi fora, e percebi que as raizes delas estao brancas e secas secas, peço sua ajuda URGENTE para pode salvar minha linda orquidea. Cassio o que devo fazer? Aguardo seu retorno. Ediane

    ResponderExcluir
  85. Boa tarde,

    Por teoria as condições de Manaus não são as ideais para o Cym. Mais vamos lá. Mude de local a sua planta, coloque em local onde bata sol durante o período da manhã. Aí em Manaus a umidade relativa do ar é alta, portanto , so regue a planta se o substrato realmente estiver seco, talvez uma burrifada dnas folhas a cada 3 dias e uma boa molhada no vaso a cada 10 dias.

    As raízes, as que estão dentro do vasos são realmente brancas, as que estão mais expostas tendem a secar.

    A plantinha deve estar um pouco estressada, mudança de clima, encerramento de florada, acidente...rs

    Recomendo colocar o vaso e local mais adequado, evitar ventanias, apenas circulação suave de ar, recompor o vaso com substrato adequado e aduba-la em doses homeopáticas toda semana (use Peters 20-20-20) atenção, quantidade minima do minimo, pois estará adubando semanalmente.

    Evitar também novas mudanças. A plantinha precisa se adaptar a nova região. A propósito você é uma privilegiada a sua região a flora é extensa e muitas especies de orquídeas ocorrem na floresta amazônica! Aproveite para cultivar em sua casa especíes da região.

    Espero que você tenha sucesso com o seu CYM. tenha paciência e observe o desenvolvimento, é uma planta muito resistente.

    Abraços

    Cássio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassio....obrigada pelo breve retorno, qual seu e-mail ou Watssap pra mim enviar fotos da minha Cym pra vc ver....acho que nao vou conseguir salvar ela....buaa....buaaa...Abraços Ediane

      Excluir
  86. Boa Tarde Cassio...enviei e-mail pra vc...Abraços....Ediane

    ResponderExcluir
  87. Boa noite
    O meu cymbidium que fica na marquise com muita luz mas sem sol direto esta com as folhas muito compridas será que as posso cortar?tenho outras que estão ao ar livre e têm as folhas mais pequenas e mais claras.Moro em Portugal e agora aqui estamos no outono.
    Cumprimentos
    Mi

    ResponderExcluir
  88. Bom dia!

    As folhas estão justamente cumpridas por que estão a procura do sol! Não vejo problema em corta-las!

    Lembre-se os CYM gostam muito do sol matinal, se posiciona-la em local adequado, provavelmente a florada será de melhor qualidade.

    Abraços a todos de Portugal.

    Cássio

    ResponderExcluir
  89. Ola, Cássio! Ganhei uma cymbidium sem flores, quero seguir a dica de molhar com água gelada, essa rega pode ser feita as 18:30, início da noite? Com que frequência? Ah, moro em João Pessoa-PB

    ResponderExcluir
  90. Bom dia!

    Olá, tenho feito de duas maneiras, os vasos que possuo em casa são de cerâmica e com um raio de 50 cm, portanto bem grandes. Tenho colocado água gelada ou pedras de gelo somente quando temperaturas em SP ultrapassam os 30 graus(esta virando rotina, a seca em Sampa esta muito forte). Já faço essa aplicação a muitos anos e até o presente momento não aponto nenhum problema, as plantas estão saudáveis e florindo no temp certo. Porém é claro temos que considerar outras variáveis par ao sucesso como: adubo. iluminação, circulação de ar,etc.

    Boa sorte com o seu Cym e qualquer dúvida estou a disposição.

    Abraços

    Cássio

    ResponderExcluir
  91. Fiz mudas com alguns bulbos de cymbidium gostaria de saber quanto posso retira-las do bulbo, as mudinhas junto ao bulbo estão com 5 a 6 cms de altura, ou se devo planta-las junto com o bulbo??

    ResponderExcluir
  92. Bom dia!

    Coincidência! O próximo post do Estação será justamente um passo a passo, com fotos ilustrativas de como reproduzir CYM a partir do bulbos.

    Antecipando e respondendo sua questão, espere crescer mais, até que as folhas atinjam em torno de 15 cm, depois replante em um vaso maior e vá aumentando o vaso na medida que a planta cresça. Com relação do replante com o bulbo, observe se o bulbo estiver seco retire, caso contrário, mantenha.

    Abraços

    Cássio

    ResponderExcluir
  93. OI Cassio
    Me indicaram um dubo chamado Biofert Jardim para que eu coloque nas minhas Cymbidium pois as mesmas estão lindas mas não querem florir , apenas uma de 2 em 2 anos.Minha Pergunta : esse adubo liquido eu vou burrifar nas folhas ou somente no substrato. Fico no aguardo pois estou com medo de matar da cura minhas orquideas.

    ResponderExcluir
  94. Bom dia!

    Com relação ao adubo, nunca usei porém alguns amigos utilizam e recomendam. Floração, tente estimular, começo a utilizar adubação rica em fosforo. Por exemplo o adubo Peter's tem uma formulação indicada para floração. Não sei em qual região vc reside, se for muito quente, estabilize a temperatura do vaso adicionando água gelada na rega.

    Abraços,

    Cassio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cassio
      Eu moro na região sul do Rio Grande do Sul, minha cidade e bem alta e conhecida como fria principalmente a noite, por isso eu acho que seja ideal para as Cymbidium, elas estão muito lindas com uma folhagem maravilhosa mas ano passado não floreceram . Ate ja comprei esse Biofert porque não tinha aqui e um amiga me trouxe de outra cidade . Mas minha maior duvida e se posso usar no Substrato ou so na folhagem .

      Excluir
  95. Olá, minha orquídea phalaenopsis já teve duas florações na mesma haste, está com as raízes fortes mas possui 5 folhas com ataque de fungos (uma esbranquiçada, outra preta com branco em volta e outra como se estivesse esfarelando a folha e ficasse só as linhas da estrutura da planta), mas possui a sexta folha que cresce perfeita. O que faço, corto a haste que ainda está verde próximo às folhas ou depois do terceiro nó? E as folhas, posso cortar estas manchas? Uma folha já está bem tomada, a corto toda? Obrigada

    ResponderExcluir
  96. Bom dia!

    Tente aplicar calda de fumo nas folhas contaminadas. Senão resolver em 5 dias, corte as folhas contaminadas imediatamente a fim de não contaminar as que estão saudáveis.

    Com relação a haste floral, se optar em cortar, faça o corte em torno de 20 cm.

    Abraços

    Cássio

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde!
    Tenho um Cymbidium pendente marrom, faz uns 03 anos coloquei ele num vaso de parede de fibra de coco num lugar sombreado e ele não floresceu, as folhas estão verdes escuras e com manchas escuras e cochonilhas, o que devo fazer para que elas possam florescer ? Moro no ABC e acredito que o clima aqui é bom para cultivá-la.

    Obrigada!
    Patrícia

    ResponderExcluir
  98. Bom dia Patrícia!

    Sugiro que você modifique as condições atuais. Segue:

    1- Replante, em um vaso de cerâmica grande (diâmetro e altura ~30 cm)
    2- Substrato, utilize uma mistura de 60% terra preta adubada, 20% humus de minhoca e 20% areia de construção. Não esqueça de colocar pedregulho no fundo do vaso, necessário para a drenagem.
    3- Não suspenda o vaso, coloque-o no chão e exposto a sol direto, pelo menos um período do dia.
    4- São 3 anos sem desenvolvimento! Aplique adubo semanalmente, pode ser o Peter's 20-20-20 (manutenção), se a planta estiver muito prejudicada aplique de forma alterne co o Peter's (start) salvo engano a formulação é 8-45-15.

    Outra variável que devem ser consideradas é o clima local, se na sua região o calor for intenso, não exponha tanto a planta ao sol, aumente as regas e no final da tarde se possível hidrate a planta com mais uma rega.

    Boa sorte com sua planta!

    Cassio

    ResponderExcluir
  99. Ola
    Ando pesquisando sobre orquídeas e te achei, tenho duas cymbidium que ganhei de meu esposo e são muito importantes pra mim, a amarela ganhei quando descobri que estava grávida do meu primeiro filho, e a segunda no dia das mães ano passado, grávida do meu segundo filho. Problema que a primeira tinha muitos brotos, daí me aconselharam a mudar ela de vaso, e estressei a planta, ela ficou com galhos secos, algumas raízes apodreceram, tinha colocado ela num vaso muito grande, mudei ela de novo depois de umas dicas da internet, pendurei ela na área onde pega sol direto somente por uma hr de manhã e a noite é bem fresco, mas ela nao reage, mas os bulbos estão firmes, acho que ainda posso salvá- la, ah e esqueci de comentar, no período que fiquei de repouso alguém podou os galhos secos ��
    Já a mais nova do ano passado, coloquei ela no mesmo lugar que esta outra, não mudei de vaso, tenho colocado substrato, mas ela tbm esta com aspecto de seca, mas firme.
    Por favor me ajude! Diga que elas tem solução ainda, se possível eu poderia te mandar fotos por email.

    Grata Renata

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde!

    Acontece o seguinte, os Cym's que compramos no mercado ou ganhamos de presente são oriundo de grandes fazendas produtoras onde são cultivados em ambientes extremamente controlados, visando desenvolvimento rápido e flores exuberantes.

    Quando levamos para casa, promovemos o primeiro choque: o ambiental (iluminação, temperatura, correntes de ar, etc) que são completamente diferentes do local onde foram concebidas.

    Segundo choque: a nutrição, rega e adubação. A planta estressa, pelo motivo de não receber mais hormônios, nutrientes de crescimento e adubação de qualidade e sistemática. Por muitas vezes acabam ficando desnutrida e consequentemente morrem.

    Para a primeira planta sugiro que você faça um tratamento de choque(receita caseira). Testei em algumas plantas em casa e funcionou, outras não.

    Receita:
    Comprar:
    1 -Vitamina complexo B (Beneroc 300MG) da Bayer. (fácil encontrar em farmácias)
    2 - Ajinomoto (funciona como nutriente)
    3- Adubo floração Peter’s 10-30-20 ou Peter’s start 08-45-14 importante ser carregado em fósforo.

    Macerar um comprimido e colocar em recipiente com 750ml de água
    Acrescente adubo Peter's floração ou start – 1 colherzinha de café
    1 colher de café de Ajinomoto ( ajuda a nutri a planta) 1- colherzinha de café
    Aplique nas folhas e raízes a cada 10 dias durante um mês
    Para a segunda planta, me parece em melhor estado recomendo fazer uma aplicação mensalmente do mesmo composta acima, apenas substituindo o Peters floração ou start pelo manutenção 20-20-20.

    As vezes não conseguimos, mas vale tentar!

    Abraços.
    Cássio

    ResponderExcluir
  101. Oi Cassio
    Mais uma vez estou aqui para te pedir informações. Minha Cymbydium me presenteou com uma haste floral, mas descobri que ela esta cheia de pintinhas nas folhas acho que é fungos e agora o que eu faço. Estou usando desde janeiro o Diofert Jardim de 15 em 15 dias.

    ResponderExcluir
  102. Boa tarde,

    Neuza, uma dica para preservar a floração, quando regar sua planta, evite molhar a haste floral, a água pode acumular e apodrecer todas as flores.

    Com relação as pintinhas, pode ser ferrugem ou fungos. Utilizei a receita abaixo do orquidário Werneck que funcionou bem em algumas plantas, que não estavam tão comprometidas.

    Salvo engano mercúrio cromo , não é mais comercializado em farmácias, só vai conseguir em farmácias de manipulação.

    RECEITA CONTRA FUNGOS – MANCHAS PRETAS NAS FOLHAS
    1 LITRO DE AGUA SEM CLORO
    1 COLHER DE CHA DE CANELA EM PO
    5 OU 6 CRAVOS DA INDIA (o mesmo que se coloca em doces)
    1 ml de solução a 2% de Mercuro Cromo (não é o Mercúrio dos garimpeiros)
    Num recipiente, misture bem por 3 dias. Coloque o Mercuro Cromo e não guarde o restante da solução.
    Aspergir por toda a planta, inclusive em baixo das folhas e raízes.
    Orientações:
    1 – QUANDO PEQUENA PARTE DA FOLHA JÁ ESTA COM A MANCHA PRETA
    Corte 1 cm. Abaixo da mancha, e passe a solução logo em seguida, não dando tempo para a face cortada se oxidar. A canela acelera o desenvolvimento de novas células e o Mercuro Cromo age como cicatrizante. Em 3 dias, percebe-se o corte já secando, paralisando o fungo.
    2 – PARA CONTROLE DE PULGOES, FORMIGUINHAS E MANCHAS DE FERRUGEM.
    Pulverize bem as folhas a cada 15 dias, ate que a infestação desapareça.

    3 – ATIVACAO DE BROTOS EM PHALAENOPSIS E CATTLEYAS:
    Nas Phalaenopsis devemos Ter cuidado em não molhar em demasia as folhas, já que são muito sensíveis, portanto usar em dosagens mais fracas ou levemente pulverizadas.
    Pode-se usar a canela em pó, logo abaixo das folhas, pois é um ótimo incentivador a brotacao, e ao mesmo tempo, protegendo-as dos fungos.

    4 – O CRAVO DA INDIA:
    Quem tem aquelas formiguinhas miudinhas que parecem um aviaozinho sugando a ponta das folhas e flores, alem da pulverização, pode-se colocar 3 a 4 cravos em cima do substrato, pois as formigas detestam o cravo. Renovar os cravos quando perceber sua amplitude diminuída.

    OBS: muitas pessoas já usaram o Mercuro Cromo a 2% puro, em cima das lesões mais serias, como podridão negra, perda parcial da planta atacada por fungos, etc.
    Como o Mercuro Cromo é um anti-séptico de uso corriqueiro, usa-se mais a vontade do que os Fungicidas sistêmicos, altamente tóxicos.

    ResponderExcluir
  103. Olá pessoal, a verdade é que a maior parte das orquídeas acaba morrendo ou não dando flores por causa de erros bastante simples do cultivador, mas eu descobri um método para transformar as orquideas do seu jardim em orquideas lindas de exposição. Com alguns segredinhos e seguindo um passo-a-passo elas ficam lindas, quem se interessar me mande um e-mail que eu explico direitinho: julianoqui@inglesaulas.com

    ResponderExcluir
  104. Ganhei uma cymbidium bastante florida, com duas hastes e três bulbos. Depois de uma semana, os bulbos começaram a amolecer, as folhas começaram e a cair e o quarto bulbo onde saem as folhas começou a ficar amarelado e agora está ficando meio preto. Gostaria de saber o que isso significa e como eu poderia cuidar dela.

    ResponderExcluir
  105. Tenho uma orquídea cymbidium, e um buldo está seco. O que devo fazer? Moro em minas gerais.

    ResponderExcluir
  106. Tenho uma orquídea cymbidium, e um buldo está seco. O que devo fazer? Moro em minas gerais.

    ResponderExcluir
  107. Bom dia,

    Amigo remova o bulbo seco, assim você evita contaminação por fungos e abre espaço no vaso.

    Amanda, fique de olho, diminua a rega, observe se não alguma praga associada (cochonilhas) verifique se o local esta com luminosidade adequada e se a planta não esta recebendo correntes de ventos.

    ResponderExcluir
  108. Desculpe, mas não consegui ler todos os comentários, por isso me desculpe se, por ventura, repito a pergunta. Eu ganhei uma cymbidium do meu marido e, acho que botei água demais. Agora as folhas estão pretejando pelas pontas até secar. Me mandaram tirar do vaso e passar mistura de água e pinho sol e depois deixar 3 dias antes de replantar, mas achei melhor procurar por ajuda e confirmar esse tipo de "tratamento". O que vc me sugere? Obrigada. Cleusa

    ResponderExcluir
  109. Desculpe, mas não consegui ler todos os comentários, por isso me desculpe se, por ventura, repito a pergunta. Eu ganhei uma cymbidium do meu marido e, acho que botei água demais. Agora as folhas estão pretejando pelas pontas até secar. Me mandaram tirar do vaso e passar mistura de água e pinho sol e depois deixar 3 dias antes de replantar, mas achei melhor procurar por ajuda e confirmar esse tipo de "tratamento". O que vc me sugere? Obrigada. Cleusa

    ResponderExcluir
  110. bom dia,

    Tratamento com pinho sol nunca utilizei,não sei dizer se funciona ou não. Avalie as condições do local onde a planta se encontra. Luz, incidência de vento(vento em excesso, queimam as pontas das folhas novas). Só regue a planta quando realmente estiver seco o vaso.
    Adubo faça a cada 15 dias em doses menores que o indicado na bula.

    Abraços

    Cássio

    ResponderExcluir
  111. tenho uma, estava crescendo bem... estava com 2 brotos, mas derepente as folhas começaram a secar, ela está morendo, oq faço? será que é muita água ou pouca. santa catarina, 37gc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é muito difícil traçar um diagnostico preciso, mas observe algumas variáveis, presença de pragas, a cor da folhas, vento em excesso e lembre-se só molhar quado o substrato estiver seco.

      Boa sote com seus cyms

      Excluir
  112. Boa tarde! Preciso replantar minha cymbidium, tem um mês mais indicado para fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Cristiane, as minhas faço apos 2 meses da florada.

      Abraços

      Excluir
  113. Olá...
    achei esse blog e creio que vc poderá me dar uma dica...
    tenho quatro cymbidium ,estão em vasos grandes , pois já replantei depois que ganhei...issso fazem uns tres anos... uma apenas voltou a florir outras nunca mais floriram...o vaso está cheio de bulbos e folhas , bubos secos também... pega sol indireto toda manhã , depois das onze até umas 16 horas ficam na sombra e depois das 16 horas volta pegar sol... rego com frequencia , as folhas estão verdes e fiçosas , mas não florem...tenho que trocar de vaso de novo ? tenho vontade de fazer isso ...mas o vaso é muito grande já... devo dividir mudas e colocar em vasos menores ?

    ResponderExcluir
  114. Olá

    Fazer o cym florir sempre é um desafio, pelo relato a planta esta muito bem! Certo? O que falta, florir! Aproveite agora que estamos próximos a época de floração e utilize semanalmente adubo carregado em fosforo, pode ser o Peters ou similar.
    Se a sua região fizer muito calor, experimente colocar pedras de gelo diretamente no sustrato do vaso para que a temperatura estabilize para baixo. Cyms adoram sol de dia e frio a noite.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  115. Bom dia! Gostaria de saber se a cymbidium pode ser plantada no jardim. Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  116. Bom dia,dei uma dessas ano passado pro meu marido, depois da floração ele separou varios bulbos, um deles ate ja morreu, outro ta no vaso, outro no chao (terra) outro ele colocou na arvore, mas nenhum deu nda de flor, isso ja faz 2 anos, o que tu me diz? esses locais que ele colocou pode ser ou nao, nunca vai florir nesses ambientes? Aguardo

    ResponderExcluir
  117. Boa Noite!

    Olha Cym são muito resistente mas se não estiver em condições ideais não florescerá. Via de regra preferem vasos profundos e sol durante um período do dia e frio durante a noite. Se sua região for muito quente vai dificultar muito a adaptação e consequentemente a floração
    Tem que caprichar na adubação, nas minhas adubo a cada 15 dias com porções reduzidas. Utilizo Peters 20 20 20 e a partir de fevereiro aplico adubo rico em fosforo justamente para provocar a floração. Tem dado certo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  118. Boa noite Ly

    Pode sim, procure coloca-los em local onde o sol ocorra pelo menos em um período do dia.
    Outras orquídeas que podem ir direto para o jardins são os Epidendruns e Arundinas.

    ResponderExcluir
  119. Primeiramente parabéns pelo site. Eu tenho uma dúvida que não consegui sanar em minhas pesquisas pela web. Adquiri uma orquídea Phalaenopsis e resolvi cultiva-lá em meu apartamento após a floração. Acontecer que após 6 meses ela deu sinal de nova floração. Existe uma pequena haste crescendo próximo à base da planta. Minha preocupação que a haste já encontrou na folha e parece que vai penetrar pela mesma... Eu devo cortar a folha para liberar a haste que cresce ou devo deixar a natureza fazer o seu trabalho? Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  120. minhas orquideas cym estão com bastante folhas verde mais não floreceu este ano tenho debaixo de um sombriu sera que preciso por direto no sol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Pelo visto a planta esta saudável, mas não floresceu, continue sua rotina de nutrição e procure deixa-la pelo menos um período no sol e durante a noite um pouco de frio. Se sua região for muito quente, procure regar a planta no final da tarde com água fria, ajuda a resfriar a s raízes. Antecipe três meses antes a adubação carregada de fósforo.

      Abraços

      Excluir
  121. Obrigado! Apareça sempre.

    Alessandro, se a Phal fosse minha faria o corte para evitar a má formação da haste. Há outra formas, a haste via seguir o caminho da luz, talvez se você mudar a planta de posição a haste consiga se livar do obstáculo e seguir sem problemas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  122. Estava pesquisando sobre orquideas cymbidiums e encontrei essas dicas maravilhosas,e gostaria muito de uma orientação eu replantei minhas cymbidiums com brita no fundo do vaso,carvão,madeira podre,cascas de ovos,terra do mato e adubo a cada 2 meses torta de mamona e farinha de osso e erterco curtido e gostaria de saber se posso usar também o fertilizante foliar npk 20 20 20 1 vez por semana,desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  123. Olá,adorei seu blog, li as dúvidas e as respostas, e estou adorando.Minhas cymbidium tem 3 anos e não florescem, somente dão brotos. Moro em RS, e minha cidade é muito fria no inverno. Plantei com pedras no fundo, e adubo de mato, rico em folhas e galhozinhos, rego uma vez por semana e estouadubando com farinha de osso. São lindas,mas faltam as flores, o que faço de errado? Desde já, obrigado pela atençaõ.

    ResponderExcluir
  124. Oi ganhei umas cymbidim já adultas e ja florecerao varias vezes, gostaria de saber se devo retirar os bulbos secos ou devo deixá-los,
    Comprei mais umas mudas pequenas e já estão com 2 bulbos quanto tempo elas levam para florecer.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  125. boa tarde,
    Sim , pelo tempo recomendo que renove o substrato e troque o vaso, se houverem vários bulbos aproveite e faça 2 vasos. Faça uma limpeza, corte os bulbos e raízes secas.

    ResponderExcluir
  126. Gostaria de saber porque uma orquidea cimbidium floreceu em outubro de 2016 e agora está com duas hastes de botões novamente.
    será que é a variedade ou sorte pois a adubação foi igual para todas
    se eu fizer mudas dela poderá acontecer isso novamente?

    ResponderExcluir
  127. Parabéns! A planta esta saudável, e produzindo flores, mantenha a sua sistemática. Quando florir envie uma foto para publicarmos aqui.

    Abraços

    ResponderExcluir
  128. Congratulações ! Pergunta: poderia me tirar uma dúvida sobre a 3ª orquidea da página (sem contar com a 1ª foto pequena da orquídea estressada, é a 3ª de cima p. baixo - verdinha) : ela floresce só uma vez por ano ? Como é o nome cientifico dela ? Tentarei achar na Web sobre ela. Obrigado.

    ResponderExcluir
  129. Meus cymbidium está apodrecendo nos brotos que saem ficam pretos e também dentro do vazos as batatas também.Já mudei susbtrato.Tem que por terra adubada?ou só casca de pinus etc.Me de uma resposta por favor.Obrigado.

    ResponderExcluir
  130. Boa tarde!
    Comprei a minha em final de janeiro estava com botões e fevereiro ela floriu. Mes passado ela encheu de botões de novo e já estão abrindo. Estou radiante. Moro no sul do estado do Rio de Janeiro. E normal florir mais de uma vez no ano?

    ResponderExcluir
  131. Boa tarde, Não é normal não! Não me lembro de ter presenciado algo parecido. Bom sinal...Você e sua planta estão se entendendo bem.Parabéns!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  132. tenho varias orquidea comprei florida, agora fui ver ta com excesso de raizer muito escura e a quina das folhas ficando preta tb. poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
  133. Boa tarde, verifique se não esta exagerando na rega, água em excesso apodrecem as raízes. Pelo que entendi a pontas das folhas estão pretas. Certo? Pode ser uma corrente de ar forte e fria que esta queimando a ponta da folha, neste caso avalie este ponto. Se preferir me envie uma foto da planta para o email estacaoorquidea@gmail.com

    Abs

    ResponderExcluir
  134. Olá,sou nova aqui e estou amando.
    Ganhei minha primeira orquídeas cymbidium no dia das mães. Quando as flores caíram mudei o vaso ,e agora as folhas estão secando as pontas e vão descendo ,oque pode ser ?

    ResponderExcluir
  135. Boa tarde!
    Seja Bem-vinda
    Após a florada a planta entre no ciclo vegetativo, somando a epoca que estamos final de outono entrada do inverno, é normal algumas folhas secarem e serem substituídos por novos brotos. Aconselho durante este ciclo utilizar adbuação especifica (30-10-10) para estimular o crescimento de novos brotos. Observar também se aplata não esta tomando sol em demasia o que pode provocar queimaduras nas folhas.
    abs

    ResponderExcluir
  136. Boa tarde! Moro em Rondônia e esses dias encontrei cymbidium em uma exposição de flores de Holambra aqui em meu estado e resolvi comprar uma muda para presentear minha mãe, porém essa semana uma dona de uma floricultura aqui disse que ela não flore aqui no norte, e que nunca iremos ver florir novamente, gostaria de saber se este fato realmente e infelizmente é verídico?

    ResponderExcluir
  137. Boa noite

    Infelizmente é fato. Cyms preferencialmente se adaptam melhor em regiões de clima mais amenos. Acredite, aqui em São Paulo, tem que se esforçar para dar certo. Não desista de cultivar orquídeas, procure outra especies mais adequadas ao seu clima. Sua região concentra muitas opções.

    Abs

    ResponderExcluir