Tipo de vaso e substrato
Olá, amigos da natureza! Pois é, sempre ficamos em dúvida na hora de escolher o melhor habitat (leia-se vaso) para nossas orquídeas. O que precisamos ter em mente é oferecer condições muito próximas `as encontradas na natureza. Para nossa alegria, a maioria das espécies de orquídeas se adaptam muito bem em vasos de barro ou plásticos e o substrato xaxim foi bem substituído por outros substratos.
A escolha do vaso - tamanho e tipo - está relacionada às condições de umidade e ventilação que pretendemos oferecer à espécie de orquídea.
Regra geral
Utilize o menor tamanho possível de vaso - lembre-se umidade em demasia apodrece as raízes.
Vasos de barro retém menos umidade, secam mais rápido, sobretudo os que contêm furos no seu corpo. No caso de vasos de plástico, o efeito é contrário e ele retém mais umidade.
Não deixe de trocar o vaso de sua orquídea a cada DOIS anos, substituindo o substrato por um novo. Aproveite para fazer uma faxina geral na planta, descartando os bulbos secos. Etiquete o novo vaso, identificando a espécie e a data de replantio - esse cuidado servirá para o acompanhamento do desenvolvimento da planta, identificação da espécie e data para o próximo replantio. Abaixo, fiz uma tabela para relacionar o tipo de vaso à espécie que utilizo em minha estufa.
Tipo de vaso | Espécie |
Caxeta : vaso plástico vazado sem nenhum substrato | Vandas, Ascocendas, Renantheras, Ascocentrum,Rhynchostylis plantas que têm o crescimento vertical (monopodiais) |
Vasos de cerâmica | Maioria das Catleyas e Laelias |
Vasos de plástico | Dendrobium, Phaleonopisis, Cymbidium, Catleyas, Miltonias, Paphiopedilum e algumas espécies de oncidiuns |
Tronco, casca de árvore, casca de peroba ou palito de fibra de coco | Catleyas walkeriana, schilleriana, Aclandiae e a maioria dos oncidiuns, Leptotes e Capanemias |
Vasos plásticos para a maioria da Catleyas, Dendrodiuns, Laelias, etc
Vasos plásticos transparentes são ótimos para Phalaenopsis, ajudam no desenvolvimento das raízes
Vaso de cerâmica, com furos laterais, utilizo para as Laelias purpuratas e algumas Catleyas
Substrato
Como todos sabem, não devemos utilizar o xaxim por questões óbvias, O XAXIM ESTÁ EM EXTINÇÃO, portanto NÃO incentive esse tipo de comércio ilegal. Utilize os substratos oferecidos pelas lojas especializadas ou, se tiver tempo, faça você mesmo. Existem muitas receitas disponíveis na internet. Segue a receita que utilizo:
- Um parte de carvão (usado para churrasco) - não pode ser queimado
- Uma parte de pinus moído (encontrado nas lojas de jardinagem)
Até breve!
- Uma parte de pedaços de casca de coco
Pode-se também acrescentar isopor picado para dar volume.
Até breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário