quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vamos fazer o Cymbidium florir!


Olá, pessoal! Após uma pequena pausa para descanso, vamos começar o ano. Já estamos no finalzinho de janeiro e já podemos pensar em dar uma “força” para que os nossos Cymbidiuns floresçam. Essa magnífica orquídea de origem asiática se adaptou muito bem na “terrinha brazuca”; hoje ela é muito explorada comercialmente - quem é mãe sabe do que estou falando. Os filhos, no Dia das Mães, costumam presenteá-las com essa formidável planta. O desafio é fazê-la florescer no ano seguinte.

Entendendo a orquídea

 Origem:

Cymbidium é uma espécie que tem como habitat natural altitudes mais elevadas de clima temperado. Podem ser encontradas na natureza indiana, no leste e sudeste asiático: China, Japão, Indonésia e Austrália. Portanto se adapta melhor a regiões amenas com o clima um pouco frio. Floresce melhor em clima frio.

O gênero possui em torno de 50 espécies, sendo que a maioria comercializada no Brasil é híbrida. As flores são muito duráveis e se apresenta em forma de cachos, que por sua vez, são considerados apropriados para arranjos florais. O labelo é parecido com a figura de um barco - daí a origem do nome da planta. A época de floração pode variar bastante, normalmente acontece um pouco antes da entrada da primavera.

Cultivo:

São plantas resistente e de fácil cultivo, inclusive pode ser cultivada com  uma mistura de diversos substratos: carvão, terra adubada, areia grossa e pedrisco. Suporta bem a luz solar, porém evite a luz solar direta durante todo o dia, o ideal é o sol da manhã.

O vaso:

Vasos grandes, no mercado existem vasos específicos para o cultivo do Cymbidium. Arredondados e profundos, eles proporcionam um desenvolvimento adequado às raízes. Com o passar do tempo, a planta vai se expandindo. Se não houver interesse em dividir a planta, o recomendável é trocá-la de vaso por um que seja maior, podendo, inclusive, ser de cerâmica.
Dicas para obter a floração em regiões de clima mais quente:

A partir de março, inicie a cada 15 dias a adubação foliar utilizando adubo carregado em fósforo com dosagem inferior ao recomendado pelo fabricante. Faça a adubação logo pela manhã, antes que o sol fique mais intenso. Utilizo em minhas plantas com sucesso o adubo Peters floração, comercializado nas lojas especializadas. Se sua região é muito quente, procure introduzir água fria na rega no período noturno - isto instiga o Cymbidium a florir.



A foto abaixo é de um Cymbidium de mais ou menos sete anos que, devido a minha mudança de residência, estressou e não floriu no ano passado. Ela está em fase de adaptação/recuperação, novos bulbos nasceram e agora vou começar a prepará-la para florir utilizando as dicas acima (lembrando que resido em São Paulo, capital onde o clima é um pouco mais intermediário do que em outras regiões do Brasil, portanto as condições climáticas são um pouco  mais favoráveis).

Até mais.
Em tempo: Eu rego, rego, rego e Luciana corre..corre..corre. 
Agora se prepara para a 1/2 Maratona de SP


















Cymbidium Show! 

















































domingo, 1 de janeiro de 2012

Muitas flores para começar 2012!
Phaleonopis

Catleya hibrida - em sequencia, parte I

Parte II

Maxiliaria

Oncidium


Flor de cactus - Manaca em sequencia, A flor abre e fecha no mesmo dia.


Rosa...cor de rosa
Lirio Amarelo



Agapanto

Flores diversas



Bromélia

Planta carnívora